Nem educação, nem cautela e nem canja de galinha podem fazer mal. Pelo contrário, esses três itens deveriam ser obrigatórios, sempre.
Nos últimos dois dias tenho visto diversos sites noticiando a insatisfação dos fotógrafos de casamento com relação aos convidados que querem fazer seus clicks a qualquer custo, prejudicando a visão do profissional e até a do próprio noivo. Nossa! Se eu fosse a fotógrafa ficaria muito zangada. Se fosse o noivo também. Do mesmo modo, tenho ouvido muitas queixas dos profissionais da área casamenteira sobre a maneira, no mínimo infeliz, com que têm sido tratados pelos noivos. Notadamente, me parece que são os profissionais de foto/imagem os mais prejudicados em todos os casos.
Ao que tudo indica, a educação saiu de moda e olhar nos olhos do outro e saber o que se passa o redor, só depois de tudo fotografado e gravado pela última geração de smartphones e devidamente postado nas redes sociais.
Acabei lembrando do casamento de Cicarelli e Ronaldo Fenômeno e de outras celebridades que proibiram seus convidados de usar seus celulares para registrar a cerimônia e a recepção. Se eu casasse hoje, acho que faria o mesmo. Mentira… meus convidados seriam selecionados pela sua educação. É possível?
E essa coisa de fotógrafo ter que comer em pé, uma quentinha meia boca, é o fim da picada. Todos os profissionais envolvidos em seu casamento têm direito, e é seu dever como noiva proporcionar, a uma alimentação decente, em um lugar adequado e não ao lado de uma lata de lixo. Combine com a gastronomia do seu evento, a melhor maneira de alimentar os profissionais que tornarão esse momento tão especial. É elegante e educado. Da mesma maneira, informe seus convidados de uma maneira bem humorada, quem sabe através de plaquinhas divertidas, que é mais bacana assistir à cerimônia do que fotografá-la. E se você sabe que “aquela” amiga vai se enfiar no meio da nave pra fotografar e postar o mais rápido possível, seja sincera e converse com ela.
Agora, se você acha que não conseguir manter o pessoal na boa, contrate alguns seguranças. O primeiro passa tanta vergonha que os demais nem se atrevem…
E, por favor, sejam educados. Mais amor por favor!